HISTÓRIA DE ARARAQUARA

Conforme dados retirados do caderno especial do jornal O Imparcial, em sua edição de 26 de setembro de 1999, intitulado Araraquara, Um resumo histórico dos dinossauros ao século 21, o povoado de Aracoara foi fundado por Pedro José Neto, um fluminense que fugiu após ser condenado à prisão por causa de um desentendimento com o capitão-mor da cidade em que vivia. Após a fuga, adentrou as matas e chegou, em 1790, aonde mais tarde seria a cidade de Araraquara. Em 1805, Pedro José Neto construiu a primeira capela, explorou toda a região e escolheu sete grandes áreas de terra. Mais tarde, ele conseguiu ser perdoado pelo seu crime, pois se torna uma espécie de embaixador do povoado e ganha sua carta de sesmaria em 1811. Em 1812 passa suas áreas de terra para pessoas importantes das cidades de Itú e Piracicaba.

Em 22 de agosto de 1817, Neto consegue a elevação do povoado à categoria de Freguesia com o nome de São Bento de Araraquara e, 3 meses após a conquista, falece. Passados alguns anos, em 1832, de Freguesia passa à categoria de Vila, na mesma época do forte plantio de café e, com a elevação da categoria, surge o primeiro governo. O primeiro Presidente da Câmara foi o Coronel José Botelho. Em 1880 foi concedida a construção da Estrada de Ferro para Rodolpho Augusto Pinto e, em 1885, ela era inaugurada, trazendo, assim, um grande progresso para a Vila uma vez que levava o café até o porto de Santos. Finalmente, em 6 de fevereiro de 1889, foi elevada à categoria de cidade.

No seu último censo populacional, em 2010, o IBGE menciona mais de 208.000 (duzentos e oito mil) habitantes na cidade de Araraquara, conhecida também como A Morada do Sol, que conta com ótima infraestrutura para lazer e turismo, como mostra o site Cidade ON no artigo intitulado 50 lugares que você precisa conhecer em Araraquara[1], de Micheli Valala, onde cita: Boulevard dos Oitis (Rua 5 – Voluntários da Pátria), Matriz de São Bento e Igreja Santa Cruz, Estádio Dr. Adhemar de Barros – Fonte Luminosa, museus históricos: Ferroviário, Arqueológico e Paleontológico, Teatro Municipal, Parques Basalto e Pinheirinho e ótimos hotéis, shoppings, bares e restaurantes.

Araraquara se destaca por ter diversos locais de relevância histórica e cultural, como nos mostra o site Cidade ON, no artigo supracitado. O critério de escolha foi baseado nestas relevâncias, como também pelo observado quanto à pouca exploração pela população local.

[1] Artigo pode ser encontrado no site: https://www.acidadeon.com/araraquara/cotidiano/cidades/idnoticia=860738/cidades_internaNOT.aspx