Justificativa

Embora Araraquara possua um número significativo de habitantes, é evidente que boa parte destes não tem conhecimento dos principais pontos turísticos, históricos e culturais da cidade. Isso deve-se ao fato de que muitos destes pontos turísticos e de lazer não dispõem de uma identidade visual a fim de despertar o interesse e a curiosidade da população local quanto à história que os envolve. Devido a isto, o estudo em questão contribuirá para a divulgação e para a propagação da cultura em Araraquara utilizando elementos multidisciplinares dentro do design, bem como a avaliação dos espaços geográficos em que estes museus estão localizados. Uma vez que a quantidade de material abordando tais assuntos é escassa dentro da localidade, este trabalho mostra-se promissor e de grande importância para a difusão cultural araraquarense.

Objetivo

Este trabalho tem como finalidade o levantamento e o estudo dos pontos turísticos, em especial, os museus citados da cidade de Araraquara sob o ponto de vista do design de modo a buscar, em suas essências, técnicas visuais que os caracterizem e que possam contribuir culturalmente além de despertar a curiosidade e o interesse da população local quanto às suas histórias. Para tanto, foi realizado um levantamento destes pontos turísticos, analisando os seus pormenores de importância social e cultural e, caso existam, as suas identidades visuais com o objetivo de propor um novo design de logotipo e uma nova visão destas localidades sob a perspectiva dos autores. A construção dos logotipos abordará os conceitos de 5 técnicas: Minimalismo, Espaços Negativos, Lettering, Lineart e Word Mark.